Lista de tópicos
-
- Sessão de Abertura, com Paulo Dias, Isolina Oliveira, Henrique Gil e João Freitas
Sessão de Abertura, com Paulo Dias, Isolina Oliveira, Henrique Gil e João Freitas
Sessão de Abertura
Paulo Dias
Coordenador
SEAD - SPCE
Isolina Oliveira
Grupo de Trabalho
Docência Online
João Correia de Freitas
Grupo de Trabalho
Ambientes e Práticas Emergentes
Henrique Gil
Grupo de Trabalho
Inovação e Qualidade
- Sessão Plenária com Diogo Casanova
Sessão Plenária com Diogo Casanova
Orador
Da Biografia na página profissional:
"I have been working in Higher Education since 2001 with different roles and exposed to different realities. Before starting to work at UWL, I was a Senior Lecturer in Technology-Enhanced Learning at Kingston University London where I co-led a University wide initiative aiming at transforming the Virtual Learning Environment, Online Learning and Assessment. I’ve taught and led modules and courses in different institutions and countries related with Curriculum Design, Learning, Teaching and Assessment, and with Quality and Online Learning.
My academic background is in Education and more specifically on Technology-Enhanced Learning. My doctoral research aimed at establishing the foundations of active e-learning by designing a quality framework for sustaining effective learning design and delivery, and in developing procedures for evaluating active e-learning.
I’m passionate about design as a research paradigm and design thinking. My current research interests relate with co-designing physical and online learning spaces; learning design and learning analytics; and quality and policy in Online and Blended Learning. I’m currently interested in supervising PhD and Master students in these areas.
I have been a reviewer of some of the most relevant journals in Online Learning such as Computers & Education, British Journal of Educational Technology, Research in Learning Technologies or Educational Technology Research and Development. I have been invited to be a keynote speaker in different conferences and seminars across Europe and South America.
As an academic I’m particularly fond of linking my practice with research and learning from other contexts and other ways of thinking. I envision higher education as an innovative and creative place wherein students and academic staff learn and experiment with each other as agents of change."
Moderador
- Prof. Doutor Paulo DiasNota biográfica:"Paulo Maria Bastos da Silva Dias é Professor Catedrático da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, tendo sido seu reitor entre 2011 e 2019.É Doutor em Educação pela Universidade do Minho e recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa em “Educación a Distancia y Tecnología Instruccional” pela UNAD – Universidad Nacional Abierta y a Distância, Bogotá, Colômbia.Desenvolve a atividade de investigação nas áreas das políticas de educação a distância e elearning, inovação educacional, usabilidade pedagógica, aprendizagem social e colaborativa em rede.Colaborou com organizações nacionais e internacionais (OCDE) na realização de estudos no domínio da inovação educacional e coordenou e participou em projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito dos programas europeus.Integra as comissões editorial e científica de revistas internacionais da especialidade e é autor e coautor de publicações científicas no país e no estrangeiro."
- Painel Ambientes e Práticas Emergentes, com José Luís Ramos e Leonel Morgado
Painel Ambientes e Práticas Emergentes, com José Luís Ramos e Leonel Morgado
Oradores
Nota biográfica:Doutor em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação pela Universidade de Évora e Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Salamanca. É atualmente Professor Associado e investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia. É Diretor do Curso de Mestrado em Ensino de Informática. É responsável pela unidade curricular Educação e Tecnologias Digitais no Curso de Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora.
Desenvolve a sua atividade profissional nos seguintes campos científicos: integração das TIC no currículo e na aprendizagem, formação de professores em TIC, desenvolvimento de software e recursos educativos digitais e introdução do pensamento computacional, robótica e programação na educação básica e secundária. Mais recentemente participa em projetos europeus de investigação relativa ao uso das tecnologias vídeo e plataformas distribuídas como suporte à aprendizagem colaborativa e à construção do conhecimento, como estratégia na formação inicial de professores e desenvolvimento profissional.
Tem participado em projetos de intervenção educativa, investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais e publicado artigos científicos e pedagógicos nos domínios assinalados. Foi nomeado Embaixador e-Skills for Jobs 2014, pelo Ministério da Educação e Ciência.
Da página profissional:
"Curriculum Vitae Resumido:
- Leonel
Morgado é Professor Auxiliar com Agregação. Leciona nos cursos da
secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos
virtuais e programação. Desenvolve trabalho de investigação científica e
desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em
especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a
concentrar-se nas plataformas multiutilizador desde 2006. É autor de
mais de 100 publicações científicas, incluindo artigos em revistas,
comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a
carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de
importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da
localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor
linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e
de implantação de software, e gestor de equipas de combate à
infoexclusão."
Moderador
Da página profissional:
"João Correia de Freitas é Biólogo pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). É Professor Auxiliar e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da mesma universidade, no domínio das Tecnologias Educativas e do e-Learning, leccionando tanto ao nível de mestrado como de doutoramento e orientando dissertações e teses de mestrado e doutoramento neste domínio. Na mesma faculdade é também investigador da UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento e, desde 2008, responsável pelo Laboratório de e-Learning da FCTUNL. É autor ou co-autor de artigos científicos e tem realizado inúmeras palestras sobre Educação e Tecnologias. É membro da Secção de Educação a Distância da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e coordenador do Grupo de Trabalho Ambientes e Práticas Emergentes. É sócio fundador e actual presidente da Direcção da EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa, associação que promove o uso educativo inovador das tecnologias e ambientes digitais, colaborador da APDSI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e da Ordem de Biólogos. É formador certificado de professores do ensino básico e secundário, no domínio das tecnologias educativas. Tem pertencido ao Conselho Geral de escolas e agrupamentos, enquanto membro da comunidade.
Foi professor do Ensino Secundário de 1979 a 1988, tendo em 1983 criado o Núcleo de Informática da Escola Secundária da Parede, vindo a ser destacado para o pólo FCT UNL do Projecto MINERVA em 1986. Ingressou como Assistente Convidado na referida faculdade em 1988, mantendo o seu envolvimento no projecto, formando professores e divulgando e apoiando o uso de computadores e redes no ensino superior, tendo coordenado o Serviço de Informática entre 1994 e 1997. Participou activamente em projectos e programas de carácter nacional no domínio do uso educativo das tecnologias desde 1985: foi responsável pelo pólo FCT UNL do Projecto MINERVA(1988-1994), pelo centro de competência Nónio Século XXI da associação EDUCOM (1996-1997), pela uARTE - Programa Internet na Escola do Ministério da Ciência e Tecnologia (1997-2002) e pela Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas (CRIE) do Ministério da Educação (2005-2007).
Entre 1992 e 2014, participou ainda activamente no movimento associativo de pais e encarregados de educação."
- Painel Docência Online, com Lina Morgado e João Mattar
Painel Docência Online, com Lina Morgado e João Mattar
Dia 15 de Outubro, 15:00h PT (TMG+1)
Informação geral
Webcast
- http://bit.ly/sead-ii-encontro-webcast
- Link direto:
OradoresBacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Certificado de Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Especialista em Administração (FGV-SP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos artigos, capítulos e livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Filosofia (Pearson), Filosofia e Ética (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning), Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning), Web 2.0 e Redes Sociais na Educação (Artesanato Educacional), Design Educacional: educação a distância na prática (Artesanato Educacional) e Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância (Artesanato Educacional). Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e professor, Coordenador do curso de Põs-Graduação lato-sensu (Especialização) em Inovação em Tecnologias Educacionais na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e professor/pesquisador/orientador no PPGENT - Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias. Atualmente é professor, pesquisador e orientador no TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), onde é lider do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais. É Diretor de Relações Internacionais da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Professor colaborador do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).
Oradores
Lina Morgado é Professora Associada. É licenciada em Psicologia (área Educacional), Mestre em Comunicação Educacional Multimedia e Doutorada em Educação (UAb).
É docente na Universidade Aberta desde 1991 onde leciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, ucs da área da Educação a Distância e da Pedagogia do Ensino Online. É co-autora e coordenadora do mestrado em Pedagogia do eLearning nesta instituição.
É co-autora do Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2006). Concebeu e coordenou o Programa de Formação de Professores para o eLearning (UAb), Programa de Formação de Tutores aquando da virtualização/mudança para Ensino a Distância Online desta instituição. Concebeu e coordenou Programas de formação para professores de várias Instituições de Ensino Superior em Portugal e a nível internacional sobre a docência online e a pedagogia online.
Foi fundadora do Laboratório de Educação a Distância & eLearning (LE@D), Universidade Aberta (2006) e atualmente sua coordenadora (UID 4372/FCT) onde tem desenvolvido investigação em projetos nacionais e internacionais relacionados com competências digitais, inovação pedagógica em ensino a distância de nova geração, educação aberta (MOOCs, OERS, Mobilidade Virtual, Mobile Learning, Teacher training, Inteligência Artificial aplicada à docência). Tem participado em várias iniciativas nacionais em cooperação com outras IES para a divulgação e transferência de conhecimento sobre elearning ((eLIES),
É membro de organizações internacionais ligadas à educação a distância.
Moderadora
Teresa Pessoa Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências Educação da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido trabalho como docente e como investigadora nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Coordenou projetos luso-espanhóis na área de formação de professores assim como integrou projeto luso-brasileiro no âmbito da pedagogia universitária. Participou em diversos projetos nacionais e internacionais na área do cyberbullying e, atualmente, é investigadora responsável de projetos internacionais, na área da Pedagogia Universitária, na área da formação de professores, do e-learning e das metodologias ativas. Dirige trabalhos de estágio, de mestrado em Ciências da Educação e diversas pesquisas no âmbito do doutoramento nas áreas referidas. Tem a responsabilidade de assegurar a coordenação pedagógica do projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra onde tem sido responsável por diversos cursos em B-learning e D-learning no domínio da formação de professores e da formação ao longo da Vida.
É membro colaborador do Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) e do Laboratório de Educação a Distância e E-learning (LE@D) da Universidade Aberta. Atualmente é membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20
- Painel Qualidade e Inovação, com Ana Cristina Neves e Judite Nascimento
Painel Qualidade e Inovação, com Ana Cristina Neves e Judite Nascimento
Dia 16 de Outubro, 15:00h PT (TMG+1)
Informação geral
Webcast
- Link direto:
OradoresDa página institucional:
Ana Cristina Neves é Diretora do Departamento da Sociedade da Informação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Ministério da Ciência e da Tecnologia e Ensino Superior, instituição responsável "pela coordenação das políticas públicas para a Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, em estreita colaboração com organizações internacionais.
Nesta área, a FCT tem por missão:
- promover a mobilização das políticas públicas em Portugal para a Sociedade da Informação e do Conhecimento através de atividades de divulgação, qualificação e investigação;
- estimular o desenvolvimento da e-Ciência, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico e a criação de conhecimento por entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e empresas;
- promover relações de cooperação ou associação com entidades estrangeiras, nomeadamente no quadro da União Europeia e dos países de língua oficial portuguesa.
Esta missão concretiza-se no desenvolvimento de atividades de natureza central, regional e local, nas seguintes áreas de ação:
- Investigação, Desenvolvimento & Inovação (I&D&I) em TIC:
- Tecnologias Emergentes
- Cibersegurança e Gestão do Risco
- Acesso Aberto e eCiência
- Inclusão, Acessibilidade e Literacia Digitais
- Inclusão e Literacia Digitais
- Centro Internet Segura – Navegação Segura na Internet
- Rede TIC & Sociedade
Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digital (ENILD)
- Competências Digitais (eSkills)
- Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital
- Campanha eSkills for jobs
- Política Internacional - Apoio na internacionalização de atividades de
ciência e tecnologia, no âmbito das e-Ciências, e acompanhamento e conceção
de políticas internacionais para a Sociedade da Informação, ao nível de:
- União Europeia
- Organizações Internacionais
- Governação da Internet
- Realização de Fórum para a Sociedade de Informação - consulta e concertação multistakeholder para o desenvolvimento das políticas públicas para a sociedade da informação
- Acompanhar e promover a Agenda Portugal Digital, a Agenda Digital para a Europa e o Mercado Único Digital"
Da página profissional:
"Doutorada pela Universidade de Rouen (França) em "Géographie, Aménagement de l'espace, urbanisme", mestre em "Geografia Humana e Planeamento Regional e Local" pela Universidade de Lisboa e licenciada em "Geografia" pela Universidade Estatal de Kharkov (Ucrânia)."
"Docente do Ensino Superior desde 1995, na antiga Escola de Formação de Professores e depois no ISE; Docente do quadro definitivo da Universidade de Cabo Verde; Presidente e Vogal do Departamento de Ciência e Tecnologia (2008 - 2010); Vogal do Conselho Nacional da Diretiva do Ordenamento do Território; Vogal do Conselho Nacional de Estatística; é membro eleito do Conselho Científico para as áreas de Ciências Exatas e preside a Comissão Científica para as áreas de Geografia e Ciências da Terra; é membro do Conselho Diretivo da Comissão de História da Geografia da União Geográfica Internacional desde Setembro de 2012. Foi Diretora do CIDLOT/Uni-CV. Atualmente é Reitora da Universidade de Cabo Verde, eleita a 31 de Janeiro de 2014."
Moderador
Da página da Unidade de Investigação:
"Pós-Doutoramento: Política Social/Universidade de Lisboa – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Doutoramento: IT in Education /University of Exeter – School of Education (UK)
Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Áreas de interesse – Infoinclusão; infoexclusão; literacia e competências digitais; AAL (Ambiente Assistive Living); tecnologias assitivas e de apoio"
- Link direto:
- Avaliação do II EncontroEste tópico
-